Autor: Dr. Vitor Sardenberg, médico radiologista
A tomografia abdominal permite a avaliação detalhada de órgãos, tecidos e vasos sanguíneos. Esse exame de imagem auxilia tanto no diagnóstico quanto no tratamento de uma ampla gama de condições.
Tomografia abdominal: o que é?
A tomografia abdominal é um método diagnóstico que produz imagens de alta resolução do abdome, contemplando tecidos, vasos sanguíneos e órgãos (fígado, estômago, baço, rins, pâncreas, intestino e bexiga, por exemplo).
Considerado não invasivo e bastante preciso, o procedimento utiliza raios X, sendo capaz de fornecer mais detalhes do que as radiografias convencionais. Por meio da tomografia computadorizada, é possível visualizar variadas regiões do organismo em 360 graus.
Doenças que podem ser diagnosticadas com o auxílio da tomografia abdominal
A tomografia abdominal possibilita a detecção de diversas condições. Esse exame pode ser solicitado pelo médico com o objetivo de investigar:
-
Cálculo renal ou vesical (pedra no rim ou na bexiga);
-
Infecções ou inflamações (como apendicite, diverticulite e pancreatite);
-
Doenças inflamatórias intestinais (doença de Crohn ou retocolite ulcerativa);
-
Tumores;
-
Doenças dos vasos (como aneurisma da aorta abdominal);
-
Danos a órgãos abdominais após um episódio de trauma.
Além de contribuir para o diagnóstico de doenças, a tomografia de abdome ajuda a realizar procedimentos como biópsias e a planejar e monitorar tratamentos.
Tomografia abdominal com contraste: quando é necessário?
A tomografia abdominal com contraste permite uma visualização ainda mais detalhada da área examinada, tanto dos órgãos e tecidos quanto dos vasos sanguíneos.
Como o exame é feito?
As imagens da tomografia são feitas com o auxílio de raios X e de um computador. Para que elas sejam geradas, o paciente deve deitar-se em uma mesa e permanecer parado.
Essa mesa entra e sai do tomógrafo (um aparelho grande em formato de túnel), enquanto um tubo de raios X gira ao redor do indivíduo, produzindo as imagens.
Hoje, com a tecnologia disponível, é possível utilizar baixíssimas doses de radiação e obter exames de excelente qualidade.
Como se preparar para o exame?
O preparo para a tomografia abdominal pode variar de acordo com a região do organismo que será analisada. A depender do objetivo, podem ser exigidos jejum, uso de laxantes ou suspensão de determinados medicamentos, por exemplo.
É fundamental conferir as orientações do médico que solicitou o exame e do laboratório responsável pelo procedimento. Mas, de forma geral, recomenda-se optar por roupas leves de algodão e não utilizar joias, piercings ou outros itens com metal (como roupas que contenham zíper).
Outros exames para avaliar a região abdominal
A tomografia é apenas um dos procedimentos que servem para avaliar a região abdominal. Outros exemplos de exames de imagem úteis para a análise dessa área são: radiografia, ressonância magnética, ultrassom, endoscopia e colonoscopia.
Onde agendar tomografia abdominal
Para obter mais informações sobre a tomografia abdominal, consultar valores e localizar a unidade do Bronstein mais próxima da sua região, basta acessar a nossa plataforma digital.