Ultrassom das vias urinárias: saiba como o exame é feito

ultrassom vias urinárias

 

Agendar Exame

O ultrassom das vias urinárias é um exame para a avaliação do sistema urinário, que inclui órgãos vitais como os rins, ureteres, bexiga e uretra. Esses órgãos desempenham funções fundamentais para o bom funcionamento do organismo, desde a produção de urina pelos rins até o transporte e armazenamento desse líquido na bexiga, e sua posterior eliminação pelo corpo por meio da uretra. 

Continue a leitura e saiba mais sobre como é feito, quando é indicado, bem como é o preparo do exame.  

 

Ultrassom das vias urinárias: o que é e para que serve? 

O ultrassom das vias urinárias, ou ultrassonografia do sistema urinário, é um exame de imagem não invasivo que permite a avaliação detalhada dos órgãos dessa área, como rins, ureteres, uretra, bexiga e, no caso dos homens, próstata.  

 

Quando o ultrassom das vias urinárias é indicado? 

O exame é indicado quando há necessidade de avaliar e diagnosticar diversas condições que afetam o sistema urinário. Entre as principais condições que o ultrassom pode identificar estão: 

  • Infecção urinária 

  • Alterações na parede da bexiga 

  • Anomalias no tamanho ou estrutura dos rins 

  • Presença de cálculos, cistos ou obstruções renais 

  • Avaliação do parênquima renal em caso de paciente com Insuficiência renal 

  • ⁠Doença policística renal (presença excessiva de cistos) 

 

Além disso, o exame pode ser utilizado como suporte em procedimentos médicos específicos, como biópsias renais e drenagem de cistos e abscessos. 

 

Como é o preparo para o exame?

O exame de ultrassom das vias urinárias requer que o paciente beba entre 4 e 6 copos de água cerca de 1 hora antes do procedimento e não urine até o momento do exame. Essa preparação é importante para avaliação adequada da bexiga.   

Além disso, é recomendado que o paciente leve exames de imagem anteriores para que o profissional possa fazer comparações e obter um diagnóstico mais preciso. 

 

Como é feito o exame de ultrassom das vias urinárias? 

Durante o procedimento, o profissional aplica um gel sobre o abdômen do paciente e desliza um dispositivo chamado transdutor sobre a pele.  

O paciente permanece deitado em uma maca enquanto as ondas sonoras emitidas pelo aparelho são convertidas em imagens, visualizadas em tempo real. 

 

Exames complementares 

Existem outros exames que podem ser feitos para fornecer um diagnóstico mais completo e detalhado das condições do sistema urinário. São eles: 

  • Exame de Urina Tipo 1 (EAS): analisa a composição química e celular da urina, detectando infecções, sangue, proteínas, glicose, entre outros. 

  • Urocultura: identifica a presença de bactérias na urina, ajudando a diagnosticar infecções urinárias e a determinar o tratamento mais adequado. 

  • Tomografia computadorizada: fornece imagens detalhadas e em alta resolução dos órgãos urinários, ajudando cálculos (considerado o “padrão ouro para diagnóstico de cálculos renais), tumores e outras anomalias que o ultrassom pode não detectar. 

  • Ressonância magnética: oferece imagens ainda mais detalhadas que a tomografia, sendo útil para avaliar tecidos moles, tumores e outras condições complexas. 

  • Cistografia: permite a visualização direta do interior da bexiga e da uretra usando um cistoscópio, ajudando a identificar anormalidades, como tumores ou estreitamentos. 

  • Uretrografia retrógrada: utilizada para visualizar a uretra, identificando possíveis lesões ou estreitamentos (estenoses). 

 

Ultrassom de vias urinárias: preço e onde agendar 

Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de ultrassom de vias urinárias, consultar preços e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.

 

Agendar Exame

 

Autora: Dra. Ciça Maria Delbons Bastos Araújo Guimarães, coordenadora de ultrassonografia do Bronstein.