A urocultura com antibiograma costuma ser uma ferramenta relevante em casos de infecção urinária. Esse é um teste que, além de determinar o agente causador do problema, auxilia na escolha da abordagem terapêutica mais adequada para cada paciente.
Urocultura com antibiograma: o que é e para que serve?
Urocultura ou urinocultura é um exame laboratorial capaz de identificar bactérias em uma amostra de urina. Já o antibiograma é um procedimento posterior à urocultura. Ele é feito quando se detecta algum agente patogênico, com o objetivo de avaliar a sensibilidade deste microrganismo a determinados antibióticos – o que ajuda o médico a decidir qual é o melhor medicamento para cada caso.
Portanto, a urocultura com antibiograma consegue revelar a presença de bactérias na urina e orientar o tratamento mais adequado para o problema.
Como o exame é feito?
A urocultura com antibiograma é conduzida a partir de uma amostra de urina. Esse material é, então, vertido em um recipiente específico (contendo um meio de cultura para o crescimento das bactérias) e, depois de um determinado período, é preciso verificar se houve ou não crescimento de microrganismos.
O crescimento de bactérias indica uma infecção urinária. Se isso ocorrer, também é realizado o antibiograma – ou seja, um teste para avaliar o comportamento de um microrganismo diante de variados antibióticos.
Se uma bactéria crescer mesmo estando em contato com determinado antibiótico, significa que tal medicamento não é capaz de combater o microrganismo. Já a ausência de crescimento sugere que o antibiótico funciona, podendo ser usado no tratamento da infecção.
Todo exame de urocultura é com antibiograma?
Não necessariamente. Conforme explicado acima, se não for observado crescimento de microrganismos patogênicos durante a urocultura, o antibiograma não precisa ser feito.
Quando o exame de urocultura com antibiograma é indicado?
A urocultura com antibiograma é utilizada para investigar possíveis casos de infecção do trato urinário, como a cistite (infecção da bexiga) e a pielonefrite (infecção dos rins), sendo útil para diagnosticar tais condições e ainda auxiliar na escolha do tratamento.
Em geral, suspeita-se desses quadros quando há sintomas como:
-
Dor ou desconforto ao urinar;
-
Micção frequente;
-
Dor na região abdominal.
Como é o preparo para o exame?
O preparo para urocultura é similar ao de outros exames de urina, como o EAS (urina tipo 1). Basicamente, o paciente precisa estar atento para não contaminar a amostra. Por isso, é importante:
-
Não usar pomadas, cremes ou talco na região genital na véspera do exame;
-
Higienizar as mãos e a região genital de acordo com as orientações específicas dadas pelo laboratório;
-
Coletar, preferencialmente, a primeira urina da manhã, ou de qualquer outro período do dia desde que esteja há pelo menos 2 horas sem urinar;
-
Desprezar o primeiro jato de urina e colher o restante;
-
Armazenar a urina em um recipiente fornecido pelo laboratório, fechando o frasco logo após a coleta.
Urocultura com antibiograma: preço e onde agendar
Para obter mais informações sobre onde realizar o exame de urocultura com antibiograma, consultar preços e localizar a unidade do Bronstein mais próxima da sua região, basta acessar nossa plataforma de agendamentos online.
Autor: Dr. Izidro Bendet - patologista clínico e membro do Núcleo de Assessoria Médica da Dasa