A tomografia do tórax, também conhecida como tomografia computadorizada (TC) de tórax, é um exame que fornece imagens detalhadas das estruturas internas do tórax, incluindo pulmões, coração, vasos sanguíneos, ossos e músculos.
Esta tecnologia permite aos médicos diagnosticar com precisão uma ampla gama de condições, desde doenças pulmonares e cardíacas até traumas e tumores.
Tomografia do Tórax: o que é e para que serve?
A tomografia do tórax é um exame de imagem que utiliza raios-X para criar imagens transversais detalhadas da caixa torácica, incluindo os pulmões, coração, vasos sanguíneos e estruturas adjacentes.
É um procedimento simples e não invasivo capaz de fornecer mais informações que um exame de raio X comum.
O exame é amplamente empregado para diagnosticar e avaliar doenças respiratórias, como pneumonia, enfisema, tuberculose, câncer de pulmão e embolia pulmonar, além de permitir a detecção de anormalidades em outros órgãos do tórax, como o coração.
A tomografia ajuda a investigar cenários clínicos em que há dor torácica aguda, infecções recorrentes ou que não respondem ao tratamento e um risco de desenvolver câncer de pulmão.
O que a Tomografia do Tórax pode detectar?
A tomografia do tórax pode detectar uma ampla gama de condições, incluindo:
-
Doenças pulmonares: pneumonia grave, bronquite, enfisema, câncer de pulmão, tuberculose;
-
Doenças cardíacas: infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, doenças valvares, cardiomiopatia;
-
Traumas torácicos: fraturas de costelas, pneumotórax, hemotórax;
-
Tumores: câncer de pulmão, metástases de outros tumores;
-
Doenças vasculares: como embolia pulmonar, aneurisma aórtico;
-
Infecções: como pneumonia e empiema pleural.
Embora diversas condições possam ser vistas por meio da tomografia, o exame é considerado de referência para os seguintes casos:
-
Investigar urgências vasculares (como embolia pulmonar, dissecção aórtica e ruptura de aneurisma aórtico);
-
Detectar precocemente câncer de pulmão;
-
Caracterizar infecções (como Covid-19, pneumonias complicadas e infecções em pacientes imunodeprimidos) e suas complicações.
Há ainda diversos exames podem investigar suspeitas de doenças ou condições que afetam a região do tórax, como ressonância magnética, ultrassom, espirometria, eletrocardiograma, entre tantos outros. A escolha do exame ideal dependerá dos sintomas, histórico médico do paciente e da suspeita clínica.
Como é o preparo para o exame?
A tomografia do tórax sem contraste não requer um preparo específico. No caso do uso de contraste, pessoas que já tiveram reação prévia a meio de contraste iodado podem precisar tomar antialérgicos.
Além disso, indivíduos com comprometimento da função renal costumam seguir um protocolo de nefroproteção. Nessas situações, os preparos são prescritos por um médico.
O paciente pode ser instruído a evitar comer ou beber por algumas horas antes do exame, especialmente se for necessária a administração de contraste.
Nos dois casos, antes do exame, ele é orientado a remover objetos de metal do corpo, como joias e piercings e, durante o exame, deve permanecer imóvel para evitar interferências nas imagens.
Tomografia do Tórax: quando o uso do contraste é necessário?
Em alguns casos, o médico pode solicitar o uso de contraste intravenoso para melhorar a visualização de algumas estruturas. A recomendação varia de acordo com a condição clínica de cada paciente e os sintomas apresentados. Mas, alguns pacientes que geralmente recebem essa recomendação incluem aqueles com:
-
Suspeita de tumores ou massas torácicas;
-
Necessidade de avaliação vascular detalhada;
-
Suspeita de infecções graves, como abscessos;
-
Doenças inflamatórias.
O contraste é um medicamento seguro que é injetado na veia do paciente. Ele pode ser administrado por via oral ou intravenosa, e o paciente pode sentir uma sensação de calor passageira durante a injeção.
Onde consultar preço e agendar Tomografia do Tórax?
Para consultar preços, obter mais informações sobre a tomografia do tórax e localizar o laboratório mais próximo da sua região, basta acessar nossa plataforma digital.