Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Médica infectologista
A influenza é o vírus causador da gripe, uma infecção viral respiratória comum que atinge diversas pessoas todos os anos. Dentre os sintomas, os mais comuns são febre, coriza, dores no corpo, dor de cabeça e tosse.
Todos os indivíduos com mais de seis meses de vida devem se imunizar anualmente com a vacina da gripe e evitar a forma grave da doença, que pode ocasionar pneumonia e outras complicações graves, especialmente em idosos, gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas.
O que é o vírus influenza?
O vírus influenza, também conhecido como o vírus da gripe, é um tipo de vírus que pode causar infecções respiratórias. Existem diferentes tipos de vírus influenza, classificados em A, B e C, sendo o A e o B os responsáveis por epidemias sazonais.
Trata-se de um vírus altamente contagioso que pode ser transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.
Quais são os sintomas da influenza?
Os principais sintomas da influenza incluem: febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta, coriza e fadiga. Em casos mais graves, a gripe pode levar a Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo necessário auxílio médico imediato.
Como prevenir?
A forma mais eficaz e segura de prevenir a gripe é se vacinando com a vacina influenza, que deve ser administrada anualmente no início do outono, estação em que os vírus circulam com mais facilidade.
Outras maneiras de prevenir a infecção respiratória são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas doentes ou que estejam com sintomas e limpar superfícies, como maçanetas, celulares e teclados.
Como é o diagnóstico?
O diagnóstico da gripe normalmente é realizado com base nos sintomas relatados e na avaliação clínica.
Em casos mais graves, o médico pode solicitar um teste para confirmar a presença do vírus influenza, como o teste rápido realizado através de uma amostra de secreções respiratórias, geralmente coletadas com um swab nasal ou pelo teste de PCR, feito com uma amostra de secreções respiratórias.
Como é o tratamento para a gripe influenza?
O tratamento da gripe normalmente é realizado com base nos sintomas, utilizando antitérmicos e analgésicos para aliviar febre e dores. Descongestionantes e inalação também podem ser recomendados para alívio dos sintomas respiratórios.
Em casos mais graves pode ser necessário o uso de antivirais que devem ser prescritos por um profissional.