
Dra. Maria Isabel de Moraes
Vacina Influenza é a estratégia mais segura e eficaz para prevenir infecções respiratórias causadas pela gripe.
É uma doença viral que afeta os pulmões, o nariz e a garganta, podendo desencadear diversas complicações mais graves, principalmente para o grupo considerado de risco (crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas).

Vacina influenza: o que é?
Trata-se de uma vacina inativada, ou seja, incapaz de causar a doença.
A vacina tem como objetivo prevenir infecções causadas pelo vírus Influenza, reduzindo a possibilidade de evolução para quadros graves, internações e óbitos para o paciente infectado.
Quando devo tomar a vacina influenza?
Você deve tomar uma dose da vacina da gripe todos os anos. Isso muda apenas para crianças com menos de 9 anos de idade que, no primeiro ano em que se vacinarem, necessitam de 2 doses respeitando o intervalo de 30 dias.
Sua formulação é modificada anualmente seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por fazer a vigilância de vírus respiratórios nos hemisférios Norte e Sul. A vacina tomada no ano interior não confere proteção para o ano seguinte.

Vacina da gripe quadrivalente e trivalente: qual a diferença entre elas?
A diferença entre elas está nas cepas que elas contêm.
Vacina trivalente: confere proteção para dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B. Está disponível nos serviços públicos de vacinação.
Vacina quadrivalente: contém dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B. É fornecida pela rede privada de vacinação.
Além disso, é bom reforçar que as vacina da gripe e vacina Covid-19 são diferentes e ambas são fundamentais para se proteger contra infecções distintas. Entenda quais os sintomas de COVID-19 e como detectar a doença.

Pode tomar vacina da gripe gripado?
Recomenda-se que a pessoa que está com sintomas gripais aguarde o desaparecimento total deles antes de se vacinar. Isso porque esses sinais podem ser confundidos com a reação à vacina que ocorre em algumas pessoas. Além disso, em tempos de pandemia pessoas com sintomas respiratórios não devem circular pelas unidades de saúde.
Vacina influenza: reações adversas
De forma geral, o imunizante é muito seguro e não costuma causar reações adversas preocupantes. As mais comuns são manifestações locais como dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção.
Outras pessoas podem se queixar também de febre, mal-estar e dor muscular. Esses sinais costumam desaparecer em até 48 horas.
Onde tomar a vacina influenza (gripe)?
Caso seja considerado do grupo prioritário, você pode tomar sua vacina da gripe em Unidades Básicas de Saúde (UBS), sem nenhum custo.
A vacina também está disponível nos laboratórios Bronstein pelo serviço privado de vacinação
Vacine-se em casa sem taxa de deslocamento!
Sabia que no Bronstein você pode se vacinar no conforto da sua casa? Nossos profissionais treinados vão até você, seja em casa ou no trabalho. Clique aqui para saber mais e agendar a data de sua vacinação!
Campanha da gripe 2022: quando tomar a vacina contra influenza?
A previsão da campanha da vacina da gripe no sistema público de vacinação é para início no mês de abril.
Nos serviços privados, a venda se iniciará no fim de março ou início de abril.
Qual a diferença entre a vacina influenza da rede pública e da rede privada?
A vacina trivalente está disponível nos serviços públicos de vacinação. Já na rede privada é possível encontrar a vacina quadrivalente.
