Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes
Médica infectologista
A vacina Influenza é a estratégia mais segura e eficaz para prevenir infecções respiratórias causadas pelo vírus.
A gripe é uma doença viral que afeta os pulmões, o nariz e a garganta, podendo desencadear diversas complicações mais graves, principalmente para o grupo considerado de risco (crianças, idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas).
Vacina influenza: o que é?
A vacina influenza, também conhecida como vacina da gripe, tem como objetivo prevenir infecções causadas pelo vírus Influenza, reduzindo a possibilidade de evolução para quadros graves, internações e óbitos para o paciente infectado.
Trata-se de uma vacina inativada, ou seja, incapaz de causar a doença.
Quando devo tomar a vacina influenza?
Você deve tomar uma dose da vacina da gripe todos os anos. Isso muda apenas para crianças com menos de 9 anos de idade que, no primeiro ano em que se vacinarem, precisam de 2 doses, respeitando o intervalo de 30 dias.
A formulação da vacina gripe é modificada anualmente, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), responsável por fazer a vigilância de vírus respiratórios nos hemisférios Norte e Sul. A vacina tomada no ano interior não confere proteção adequada para o ano seguinte.
Vacina da gripe quadrivalente e trivalente: qual a diferença entre elas?
A diferença entre as vacinas trivalente e quadrivalente da gripe está na composição.
Vacina trivalente: confere proteção para dois subtipos de Influenza A e um subtipo da Influenza B. Está disponível nos serviços públicos de vacinação.
Vacina quadrivalente: contém dois subtipos de Influenza A e mais dois subtipos de Influenza B. É fornecida pela rede privada de vacinação.
Além disso, é importante reforçar que as vacinas da gripe e da Covid-19 são diferentes e ambas são fundamentais para se proteger contra infecções distintas.
Vacina da Gripe 2024 é aqui!
Você já pode se imunizar contra a gripe no Bronstein. Aqui você encontra a vacina tetravalente, responsável por conferir proteção contra quatro diferentes cepas do vírus da gripe, trazendo maior proteção e reduzindo as chances de complicações da infecção. Essa vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de vida.
Já para idosos com 60 anos ou mais, temos disponível a Efluelda, vacina tetravalente, fragmentada e inativada.
Realize seu agendamento online e se previna!
Pode tomar vacina da gripe gripado?
Recomenda-se que a pessoa que está com sintomas gripais aguarde o desaparecimento total deles antes de se vacinar. Isso porque esses sinais podem ser confundidos com a reação à vacina que ocorre em algumas pessoas.
Além disso, quem está com sintomas respiratórios não deve circular pelas unidades de saúde, para evitar a contaminação de outras pessoas.
Vacina influenza: reações adversas
De forma geral, a vacina da gripe é muito segura e não costuma causar reações adversas preocupantes. As mais comuns são manifestações locais, como dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção.
Outras pessoas podem se queixar também de febre, mal-estar e dor muscular. Esses sinais costumam desaparecer em até 48 horas.
Onde tomar a vacina influenza (gripe)?
A vacina trivalente, que protege contra três subtipos do vírus da gripe, está disponível nos serviços públicos de vacinação.
Na rede privada é possível encontrar a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus.
Campanha da gripe 2024: quando tomar a vacina contra influenza?
A previsão da campanha da vacina da gripe no sistema público de vacinação é para início no mês de abril. Nos serviços privados, a venda se iniciará no fim de março ou início de abril.
A vacina influenza tetravalente 2024 confere proteção contra as cepas:
- Influenza A/Victoria/4897/2022 (H1N1)pdm09
- Influenza A/Thailand/8/2022 (H3N2)
- Influenza B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria)
- Influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata)