Autora: Dra. Maria Isabel de Moraes Pinto
Médica infectologista
Gripe é uma infecção viral que pode acometer pessoas de todas as idades. Em alguns casos, a doença pode ser grave e causar complicações, principalmente em alguns grupos específicos, como crianças, idosos, grávidas e portadores de doenças crônicas.
Conheça os sintomas, formas de prevenção e o que é bom para gripe.
O que é gripe?
A gripe é uma doença infecciosa muito comum causada pelo vírus Influenza. Costuma atacar o sistema respiratório, acometendo o nariz, garganta e pulmões.
Há dois tipos principais de vírus Influenza: tipos A e B. Eles são altamente transmissíveis de pessoa para pessoa e causam surtos de gripe todos os anos.
A vacina da gripe é atualizada anualmente e fornece proteção contra cepas circulantes naquele ano. Se vacinar na periodicidade indicada é a forma mais segura e eficaz de prevenir a condição.
Quais são os sintomas de gripe?
Os principais sintomas da gripe são:
- Febre;
- Dor muscular;
- Calafrios;
- Dor de cabeça;
- Tosse seca e persistente;
- Cansaço;
- Dor de garganta;
- Fraqueza;
- Nariz escorrendo ou entupido.
Cuidados e tratamento: o que é bom para gripe?
Em geral, o tratamento é sintomático, com antitérmicos quando há febre e analgésicos para dores.
Para pacientes que não apresentam imunodeficiência, o tratamento inclui se isolar até a cura dos sintomas, realizar fisioterapia respiratória, aplicar soro fisiológico nas narinas para evitar o acúmulo de secreção e fazer inalação.
Assim, o próprio sistema imunológico é capaz de eliminar o vírus do organismo.
Já se o paciente acometido tiver a imunidade comprometida, pode ser indicado o uso de antivirais específicos, definidos pelo médico.
Vale ressaltar que não existem tratamentos caseiros e dicas rápidas para curar a gripe. A automedicação não é indicada. Nesse ponto, o ideal é buscar auxílio profissional.
Como prevenir gripe?
Para a prevenção da gripe, recomenda-se a vacinação anual de todas as pessoas com mais de 6 meses de vida, especialmente aquelas com maior risco de adquirirem infecções respiratórias e que podem ter complicações com a doença.
A vacina da gripe é um imunizante inativado, ou seja, sem capacidade de causar a doença.
Sua formulação anual é definida conforme as orientações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde, responsável por fazer a vigilância nos hemisférios Norte e Sul.
Além da vacinação, é importante:
- Higienização frequente das mãos
- Evitar locais muito cheios e sem ventilação
- Evitar o contato com pessoas que apresentam sintomas.