Saiba quando fazer o teste de anticorpos neutralizantes para coronavírus

Teste de Anticorpos Neutralizantes para COVID-19

 

O teste de anticorpos neutralizantes para Coronavírus é um teste de sorologia recomendado para analisar a presença de anticorpos capazes de inibir a replicação viral do SARS-CoV nas células, evitando o adoecimento. 

No Bronstein você pode realizar seu exame com rapidez, facilidade e confiabilidade. 
 

O que é o teste de anticorpos neutralizantes?

Após uma infecção ou vacinação, o organismo humano cria anticorpos que atuam como memória do agente infeccioso, sendo capazes de responder prontamente a um futuro contato deste agente em específico. 

O teste de Anticorpos Neutralizantes analisa a presença dos anticorpos capazes de neutralizar o vírus SARS-CoV-2 e, assim, evitar o adoecimento e as formas graves dele. 
 

Como o exame é realizado?

Para realizar o teste para covid-19, é coletada uma amostra de sangue e enviada para laboratório. A análise é feita por um ensaio chamado ELISA que mede a capacidade de os anticorpos presentes na amostra do paciente bloquearem a ligação entre a RBD, uma proteína do vírus, e o ACE2, que é o receptor celular humano no qual o vírus se acopla para entrar na célula. 

Os resultados são expressos da seguinte maneira: 

  • Abaixo de 26,8UI/mL: negativo; 

  • Entre 26,8-163UI/mL: reagente; 

  • Maior que 163UI/mL: reagente alto. 
     

Para quem é recomendado o teste de anticorpos neutralizantes?

A produção dos anticorpos neutralizantes pode ocorrer tanto após infecção natural pelo SARS-CoV-2 quanto após a vacinação contra covid-19. 

Diferente do RT-PCR, que identifica infecção ativa, o teste de anticorpos neutralizantes é recomendado para todas as pessoas que já foram diagnosticadas com covid-19, para aqueles que suspeitam ter tido contato com o vírus após 21 dias e para as pessoas que já foram vacinadas. 
 

Principais vantagens do teste de anticorpos

As principais vantagens são: 

  • É um teste específico para anticorpos neutralizantes, ou seja, aqueles capazes de impedir a ligação do vírus ao receptor da célula humana; 

  • Após 21 dias de infecção, a sensibilidade do teste é de 100%.
     

Orientações para quem se vacinou contra a covid-19

A avaliação de eficácia vacinal é clínica - ou seja, avalia-se clinicamente a proporção de indivíduos vacinados que não desenvolve a doença. A detecção de anticorpos neutralizantes verifica uma parte da resposta imune do indivíduo (a resposta imune humoral ou mediada por anticorpos), mas existem outros mecanismos imunológicos de proteção não avaliados nos testes sorológicos. 

Na decisão de realizar a sorologia após a vacinação, o ideal é fazê-lo após pelo menos 15 dias após a segunda dose, lembrando que resultados negativos não necessariamente indicam falha de imunização e resultados positivos não liberam o indivíduos das medidas de proteção recomendadas na pandemia, uma vez que não está estabelecido o correlato de proteção (nível de anticorpos necessário para não se contaminar, não transmitir ou não adoecer). 
 

Informações de agendamento e resultados do exame no Bronstein

O agendamento prévio é necessário apenas se o paciente for sintomático. Se o paciente não apresentar sintomas, poderá realizar o exame sem agendar e por ordem de chegada ao laboratório.

O prazo para o resultado ficar pronto é de 48 horas após a coleta.
 

Agendar Exame