Saber quanto tempo dura os sintomas de COVID-19 é uma dúvida frequente no mundo todo. Por ser um vírus relativamente novo, ainda existem muitas pesquisas sendo realizadas para tentar entender como e por quanto tempo o Coronavírus age no corpo humano.
Até o momento, sabemos que o tempo de duração dos sintomas dependerá de cada indivíduo e da gravidade da infecção.
Quantos dias duram os sintomas do coronavírus?
Nem todas as pessoas que foram contaminadas com o Coronavírus apresentam sintomas. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% dos infectados apresentam sintomas leves ou são assintomáticos.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) explica que os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus, que é o chamado período de incubação. Normalmente, os sintomas costumam aparecer a partir do quinto dia de infecção ativa.
O tempo de duração da doença dependerá da particularidade de cada caso. Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar. Já em casos mais graves, o tempo de recuperação pode durar seis semanas ou mais.
Quanto tempo o vírus da COVID-19 fica no nosso corpo?
O tempo em que o vírus permanece no corpo ainda está sendo estudado.
Os cientistas explicam que é comum que ocorra a chamada persistência viral, que a presença contínua do vírus no organismo e geralmente ocorre dentro de tipos específicos de células, mesmo após a resolução dos sintomas da infecção viral aguda. Isso afeta diretamente no tempo em que alguém é capaz de transmitir a doença e, consequentemente, no tempo em que a pessoa deve ficar em isolamento.
Como deve ser feito o período de quarentena para quem está com sintomas de coronavírus?
O isolamento domiciliar é recomendado pelo Ministério da Saúde para pessoas com diagnóstico de Coronavírus ou com suspeita. Indica-se seguir as seguintes orientações:
-
Mantenha uma lixeira ao lado da cama, com saco plástico, para jogar o lixo. Quando cheia, a pessoa infectada deverá fechá-la para descartar;
-
Não compartilhar itens pessoais, sofás, camas, toalhas e cadeiras;
-
Evite utilizar espaços comuns, mas caso seja necessário use máscaras de proteção o tempo todo;
-
Cozinhe sempre de máscara;
-
Mantenha as janelas do ambiente sempre abertas;
-
A própria pessoa deverá trocar a roupa de cama;
-
Mantenha as portas fechadas e higienize as maçanetas frequentemente;
-
Após utilizar o banheiro, desinfete as superfícies;
-
Limpe os móveis com álcool 70% ou água sanitária.
Quanto tempo depois de ter os sintomas do coronavírus posso tomar a vacina?
As recomendações são para que as pessoas com COVID-19 aguardem o período de pelo menos 30 dias após o início dos sintomas ou após o diagnóstico confirmado para se vacinar.
É importante dizer que não é necessário se preocupar, pois mesmo que haja qualquer situação que impeça a vacinação naquele momento, o paciente ainda poderá se vacinar com as doses propostas no esquema vacinal.