Quanto tempo dura os sintomas do covid? Entenda!

Quanto tempo dura os sintomas do covid?

Saber quanto tempo dura os sintomas de COVID-19 é uma dúvida frequente no mundo todo. Por ser um vírus relativamente novo, ainda existem muitas pesquisas sendo realizadas para tentar entender como e por quanto tempo o Coronavírus age no corpo humano.

Até o momento, sabemos que o tempo de duração dos sintomas dependerá de cada indivíduo e da gravidade da infecção.

Quantos dias duram os sintomas do coronavírus?

Nem todas as pessoas que foram contaminadas com o Coronavírus apresentam sintomas. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% dos infectados apresentam sintomas leves ou são assintomáticos.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) explica que os sintomas podem aparecer de 2 a 14 dias após a exposição ao vírus, que é o chamado período de incubação. Normalmente, os sintomas costumam aparecer a partir do quinto dia de infecção ativa.

O tempo de duração da doença dependerá da particularidade de cada caso. Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar. Já em casos mais graves, o tempo de recuperação pode durar seis semanas ou mais.

Agende seu exame

 

Quanto tempo o vírus da COVID-19 fica no nosso corpo?

O tempo em que o vírus permanece no corpo ainda está sendo estudado.

Os cientistas explicam que é comum que ocorra a chamada persistência viral, que a presença contínua do vírus no organismo e geralmente ocorre dentro de tipos específicos de células, mesmo após a resolução dos sintomas da infecção viral aguda. Isso afeta diretamente no tempo em que alguém é capaz de transmitir a doença e, consequentemente, no tempo em que a pessoa deve ficar em isolamento.

Como deve ser feito o período de quarentena para quem está com sintomas de coronavírus?

O isolamento domiciliar é recomendado pelo Ministério da Saúde para pessoas com diagnóstico de Coronavírus ou com suspeita. Indica-se seguir as seguintes orientações: 

  • Mantenha uma lixeira ao lado da cama, com saco plástico, para jogar o lixo. Quando cheia, a pessoa infectada deverá fechá-la para descartar;

  • Não compartilhar itens pessoais, sofás, camas, toalhas e cadeiras;

  • Evite utilizar espaços comuns, mas caso seja necessário use máscaras de proteção o tempo todo;

  • Cozinhe sempre de máscara;

  • Mantenha as janelas do ambiente sempre abertas;

  • A própria pessoa deverá trocar a roupa de cama;

  • Mantenha as portas fechadas e higienize as maçanetas frequentemente;

  • Após utilizar o banheiro, desinfete as superfícies;

  • Limpe os móveis com álcool 70% ou água sanitária.

Quanto tempo depois de ter os sintomas do coronavírus posso tomar a vacina?

As recomendações são para que as pessoas com COVID-19 aguardem o período de pelo menos 30 dias após o início dos sintomas ou após o diagnóstico confirmado para se vacinar.

É importante dizer que não é necessário se preocupar, pois mesmo que haja qualquer situação que impeça a vacinação naquele momento, o paciente ainda poderá se vacinar com as doses propostas no esquema vacinal.