Autor: Dr. Jaime Kulak - ginecologista e obstetra assessor médico na Dasa
O papel da progesterona na gravidez é fundamental. Esse hormônio desempenha várias funções importantes em gestantes.
A seguir, veja mais detalhes acerca da atuação da progesterona no organismo e das complicações que níveis baixos dessa substância podem trazer para uma gestação.
Como a progesterona age no organismo feminino?
A produção da progesterona, a partir da puberdade, ocorre sobretudo por meio do corpo lúteo (um conglomerado de células que se forma no ovário após o processo de ovulação, que acontece todos os meses).
Em mulheres não grávidas, a principal função da progesterona consiste em preparar o endométrio (camada interna do útero) para a implantação do embrião, tornando esse tecido mais espesso.
Se não houver gestação, as concentrações de progesterona caem e o endométrio descama, sendo expelido sob a forma de menstruação.
Progesterona na gravidez: qual a função?
Quando ocorre uma gestação, a progesterona passa a ser produzida também pela placenta. Durante esse período, a principal função da progesterona é sustentar a gravidez nas primeiras semanas.
Esse hormônio ajuda a aumentar a circulação de sangue no endométrio, a preparar as mamas para a produção de leite materno e a inibir a contratilidade uterina (o que contribui para deixar o útero mais relaxado).
Lembrando que, quando a mulher está em dúvida sobre uma possível gestação, ela deve procurar um médico e realizar um exame chamado Beta HCG. Ele que identifica a presença deste hormônio no corpo da gestante.
O que pode alterar os níveis de progesterona na gravidez?
A produção de progesterona na gravidez pode estar diminuída em casos de insuficiência placentária ou de baixa produção desse hormônio pelo corpo lúteo, por exemplo.
Quais os riscos da progesterona baixa durante a gestação?
Os principais riscos da progesterona baixa na gravidez estão associados a:
-
Abortamento em fases iniciais da gestação;
-
Trabalho de parto prematuro em gestações mais avançadas.
Exame indicado para medir os níveis de progesterona na gravidez
A dosagem das concentrações de progesterona pode ser feita através de uma simples coleta de sangue.
Geralmente, esse exame é indicado para avaliar quadros de infertilidade, acompanhar tratamentos de reposição hormonal ou a critério médico durante a gestação – por exemplo, para investigar sintomas como sangramento de escape e dor abdominal.