Autora: Luisa Frota Chebabo - Médica infectologista
A hepatite B é uma infecção viral grave no fígado que pode causar diversos sintomas, como amarelamento dos olhos, febre e urina escura. Em casos crônicos, também pode ocorrer insuficiência hepática e câncer. O HBsAG é o exame responsável por diagnosticar a doença e seu método de coleta é simples.
O que é HBsAG?
Antígeno de superfície do vírus da hepatite B, ou HBsAg, é uma estrutura da superfície do vírus que pode ser detectada através de exames de sangue. Essa detecção é a principal forma de diagnóstico da hepatite B.
O que significa HBsAg reagente?
HBsAg reagente indica infecção atual pelo vírus da hepatite B. Essa infecção pode ser aguda ou crônica, porém não é possível diferenciar entre os dois somente com o exame de HBsAg isolado. Para isso, o paciente deve procurar um especialista, que irá avaliar os sintomas relatados, realizará o exame físico e solicitará os exames de sangue para chegar ao diagnóstico definitivo.
O que significa HBsAG não reagente?
HBsAg não reagente significa que a pessoa não está infectada pelo vírus da hepatite B. Nesses casos, é importante aproveitar a oportunidade para checar se a carteira de vacinação está em dia, visto que existe vacina para hepatite B disponível no sistema público de saúde e no privado.
Como o exame HBsAG é feito?
A coleta é realizada através do exame de sangue, podendo ser feita sorologia tradicional ou teste rápido. O primeiro é realizado em laboratório por coleta de sangue venoso. Já o segundo costuma ser realizado em unidades de saúde, por amostra de sangue retirada da ponta do dedo, com liberação do resultado em apenas 30 minutos.
Qual é a preparação necessária para o exame?
Não é necessário jejum ou qualquer outra preparação para o exame.
Quais são os sintomas de hepatite B?
Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, dor abdominal, falta de apetite e cansaço. Também pode haver febre, amarelamento da pele e dos olhos, fezes esbranquiçadas e urina escurecida.
No entanto, muitos casos são assintomáticos, o que torna importante a realização periódica do exame em pessoas potencialmente expostas ao vírus que não tenham proteção vacinal. Isso porque a hepatite crônica sem tratamento pode evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado.
Qual médico procurar?
Em caso de suspeita de hepatite B, é importante procurar um infectologista ou um hepatologista, para que seja feito o diagnóstico e, se necessário, iniciado o tratamento.
Onde fazer o exame?
Agende seu exame HBsAg no laboratório Bronstein mais perto de você na nossa plataforma de agendamento on-line.
Também é possível solicitar a coleta do exame na sua casa ou escritório, por meio do serviço de atendimento móvel Saúde até Você.