Candidíase masculina: quais os sintomas da infecção no homem e como tratar

Candidíase masculina: quais os sintomas da infecção no homem e como tratar

Autor: Dr. Mario Augusto Delgado
 

Candidíase masculina é uma doença fúngica, normalmente causada pela Candida Albicans, que pode acometer diferentes órgãos do corpo humano, como pele, trato gastrointestinal, boca e órgãos genitais.  

 

agendamento de exames e consultas

 

Geralmente a presença da Candida no organismo não apresenta grandes riscos, ocorrendo apenas quando o sistema imunológico do paciente se encontra enfraquecido ou com o uso frequente de antibióticos, responsáveis por desregularem a flora natural de bactérias do corpo.
 

 O que é a candidíase masculina (no pênis)? 

Candidíase genital masculina é a condição causada pela colonização excessiva por Candida Albicans na glande e pele prepucial. O primeiro sintoma que o paciente observa normalmente é uma descamação esbranquiçada nesta região. No início, não apresentam maiores sintomas. 
 

Quais os sintomas da candidíase masculina? 

Normalmente, a doença se manifesta como uma balanite ou balanopostite (infecção da glande e do prepúcio). 

Os demais sintomas incluem:  

  • Vermelhidão; 

  • Coceira 

  • Ardência 

  • Inchaço; 

  • Dor na glande; 

  • Descamação esbranquiçada na glande. 

  • Sintomas urinarios 

  • Desconforto na relação sexual 

 

 Qual a causa da candidíase nos homens? 

Mas o que pode causar candidíase? Na maioria dos casos, não é uma doença transmitida por outras pessoas. A candidíase masculina costuma surgir porque o sistema imunológico está enfraquecido, perdendo a capacidade de controle da proliferação da Candida que comumente vive na nossa pele. 

Existem alguns fatores capazes de aumentarem o risco de candidíase masculina, como: diabetes, uso de fraldas, uso de antibióticos recorrente, má higiene pessoal, doenças que comprometem o sistema imune, quimioterapia, desnutrição e uso de drogas ilícitas, uso prolongado de roupas molhadas ( sungas de praia por exemplo).
 

Como prevenir a candidíase em homens? 

Para prevenir a doença, recomenda-se higienizar adequadamente a região genital, principalmente após o contato sexual e utilizar roupas confortáveis na região, evitando vestimentas justas; 

Para pessoas com fatores predisponentes como estresse e diabetes, é importante o controle da causa primaria. Portanto, levar um estilo de vida menos estressante e estar atento ao consumo excessivo de açúcar e carboidratos pode ser positivo na prevenção da candidíase. 
 

Qual o tratamento recomendado para a candidíase masculina? 

O tratamento pode ser feito com cremes antifúngicos locais ou antifungicos orais. Em alguns casos, há necessidade do uso concomitante de corticoides e antibióticos. 
 

Qual médico deve ser procurado em caso de candidíase masculina? 

Caso haja suspeita de candidíase, o paciente deverá procurar o médico urologista para análise de diagnóstico e indicação de tratamento. 
 

consulta online, agendamento e resultados de exames