Precisa fazer teste de covid-19 para viajar dentro do Brasil? Entenda as restrições de voos nacionais na pandemia

Precisa fazer teste de covid-19 para viajar dentro do Brasil? Entenda as restrições de voos nacionais na pandemia


Dra. Annelise Correa

Para viagens nacionais, precisa fazer teste de Covid-19 para viajar dentro do Brasil quando exigido por algumas companhias aéreas e para certos destinos.  

Geralmente os testes não são exigidos em território nacional, mas as determinações podem mudar a qualquer momento.

 

exames em mãos

  

Preciso estar vacinado contra Covid-19 para fazer viagens dentro do Brasil? 

Depende, a vacinação é exigida de acordo com as normas de cada local e companhia aérea. Por isso, é de extrema importância que o passageiro se informe anteriormente para evitar problemas durante o embarque. 
 

Qual o teste de Covid-19 devo fazer para fazer viagem dentro do Brasil? 

O teste recomendado também pode variar de acordo com a exigência específica de cada local. Alguns lugares exigem um teste específico, como o RT-PCR, enquanto outros aceitam o de antígeno ou RT-Lamp, que são testes rápidos.   

Se possível, seria interessante realizar o RT-Lamp ou o de antígeno, pois esses testes têm capacidade de detectar o vírus quando a pessoa está infectada na fase aguda e mais transmissível da doença. 

 
Qual é o teste de Covid-19 mais rápido e confiável? 

Atualmente o exame padrão-ouro para detectar a Covid-19 é o de RT-PCR, porém para um resultado positivo, a confiabilidade de qualquer um dos testes que pesquisam o vírus é muito elevada. 

O RT-Lamp também é um teste com alta sensibilidade, porém, inferior ao RT-PCR. Sua principal vantagem é ser o método atual mais rápido de análise, fornecendo um diagnóstico em até 15 minutos. 

Já o teste de antígeno é o teste rápido com a menor sensibilidade em relação aos outros dois citados acima, mas ainda é adequado em diversas situações.  
 

Rt-PCR, RT-Lamp e Antígeno: principais diferenças  

RT-PCR e RT-Lamp são testes moleculares, ou seja, baseados na detecção do material genético do vírus (RNA). Se diferenciam pela tecnologia empregada e pela amplificação desse RNA. O RT-PCR é uma metodologia considerada padrão-ouro e tem uma sensibilidade maior, ou seja, alta capacidade de detectar o vírus, mesmo quando ele está em concentrações muito baixas e que poderiam ser indetectáveis por outros testes. O RT-Lamp já tem uma sensibilidade inferior devido a maneira que é processado.  

A pesquisa do antígeno é um teste que se baseia em uma pesquisa imunológica que busca a presença das proteínas do vírus na amostra, e dentre os 3 testes citados apresenta menor sensibilidade, ou seja, é preciso apresentar uma concentração de vírus mais elevada na amostra para que ele seja detectado. 
 

Por que é obrigatório fazer teste de Covid-19 para viajar de avião? 

Geralmente os testes não são exigidos em território nacional, mas por estarmos falando sobre um meio de transporte fechado, que transporta um grande número de passageiros que permanecem horas respirando o mesmo ar, acredita-se que seria adequado e responsável realizar um exame que comprove a não infecção antes do embarque. Além disso, caso o passageiro tenha sintomas ou contato com alguém infectado, é fundamental que não viaje para evitar uma possível transmissão.   
 

Onde fazer o teste rápido de Covid-19 no Bronstein antes da sua viagem nacional 

Você pode realizar seu teste Covid-19 rápido no laboratório Bronstein com garantia de segurança e confiabilidade nos resultados. Na plataforma de agendamento online, você pode escolher a unidade mais próxima e o horário de sua preferência para a coleta. 

 

agendamento de exames e consultas